quinta-feira, 1 de abril de 2010

Como tudo começou...

Dia destes, no meio de uma maratona de correção de provas, eu comecei a ficar incomodado e falei para mim mesmo:

- Os alunos se preparam durante dias e se desgastam para produzirem um documento (a prova) que somente o professor deles vai ler.

Além disso, e mais importante, não acho que esta seja a melhor maneira de avaliar um aluno, muito menos de motivá-lo a aprender, adquirir conhecimentos.

Daí veio a idéia de substituir algumas provas pela produção de conteúdo pelos próprios alunos, de forma que alcançasse mais gente, que fosse mais útil para a sociedade de alguma maneira.


Lancei então uma proposta, para minha turma de enfermagem de 2009/2:


"Trabalho:
Produzir um vídeo educacional descontraído, que ajude o entendimento de algum tema de bioquímica. Os vídeos serão disponibilizados em local público para que outras pessoas também possam aprender com eles. Os melhores vídeos poderão no futuro fazer parte de um livro em CD-ROM e os alunos-autores dos vídeos serão co-autores do livro".

“- Professor, o que eu devo fazer exatamente?”

- O que você quiser. Se coloque na posição de alguém que quer aprender algo através de um vídeo. Pense no que você acharia legal ver para aprender... Aproveite para falar sobre algo que você mesmo ache interessante! Crie, invente!

Sugeri que cada grupo de alunos deveria produzir um vídeo de, no máximo, 10 minutos, usando programas simples de computador para editar vídeos. E só.

Não tinha a menor idéia do que estava por vir...



Os primeiros resultados

Bom, os alunos apresentaram seus vídeos. Foram nove (9) no total. E o resultado superou as expectativas!

Alguns vídeos ficaram muito melhores do que eu poderia esperar. Mesmo deixando os alunos bem soltos, sem um acompanhamento muito rígido, os vídeos produzidos nesta primeira leva já serviram para:

1. mostrar que a produção de vídeos pelos alunos funciona positivamente como método pedagógico, aumentando o envolvimento dos alunos na disciplina.

2. mostrar o grande potencial dos vídeos como ferramenta para a divulgação científica.

Resolvi postar aos poucos alguns destes primeiros vídeos, como eles me foram entregues. Vocês vão ver nos próximos posts que a qualidade de som, imagem e até a discussão dos conceitos bioquímicos dos vídeos podem melhorar bastante. Aos poucos estes vídeos serão editados para tentar melhorar o produto final.

Como eu já mencionei, este foi o primeiro teste prático de uma idéia e, durante este processo, aprendemos bastante. Já deu para observar as várias pontas que devem ser acertadas e agora é trabalhar para fazer algo mais legal daqui pra frente. Uma coisa que já está sendo colocado em prática é um melhor acompanhamento do processo de produção dos vídeos.

Acho que tem potencial enorme. Fiquem a vontade para críticas e sugestões...

Abraços a todos!