sexta-feira, 27 de maio de 2011

Tensão Superficial da Água


Vocês com certeza já viram algum vídeo de pequenos animais andando sobre a água. Mas como isso é possível?

Isso é possível graças a algo chamado Tensão Superficial. Este, assim como muitos outros fenômenos que ocorrem na natureza, podem ser mais facilmente compreendidos quando analisamos suas bases físicas e químicas.

A fórmula molecular da água garante a ela propriedades especiais que permitiram que a vida tivesse origem em um ambiente aquoso, e que são essenciais para a VIDA, já que até hoje todos os seres vivos dependem e são constituídos principalmente de água.

Neste vídeo, quatro estudantes universitárias mergulharam de cabeça dentro d’água (com câmera e tudo!) para mostrarem para vocês qual a base molecular responsável pela Tensão Superficial da água.

Elas mostram que a estrutura molecular da água faz com exista uma força de atração de uma molécula de água por outra, o que permite a formação de pontes de Hidrogênio entre essas mesmas. Essa ligação das moléculas de água por pontes resulta em uma força de coesão que explica grande parte das propriedades especiais da água, entre elas a tensão superficial.

Vamos dar um mergulho e ver o que estas meninas têm a nos dizer?