terça-feira, 18 de setembro de 2012

Diabetes e insulina: entendendo do assunto

O Diabetes Mellitus Tipo 1 (DM1) é uma doença que se caracteriza por uma deficiência na produção de insulina. A insulina é um hormônio que tem diversas funções no metabolismo humano, como, por exemplo, diminuir a taxa de açúcar (glicose) no sangue. O Alto nível de açúcar no sangue é a principal característica do portador da DM. Essa doença possui grande importância em nosso país, apresentando uma incidência de cerca de 7 casos para cada 100.000 habitantes. As complicações do DM são as principais responsáveis pela morbidade e mortalidade dos pacientes diabéticos, sendo que grande parte dos pacientes desconhecem o seu diagnóstico ou mesmo sendo reconhecidamente portadores de DM não fazem qualquer tipo de tratamento. O que se percebe é que apesar de ser comum na população, faltam muitas ações educativas mostrando o mecanismo fisiopatológico dessa doença de forma que os indivíduos portadores possam entender melhor seu tratamento.

Foi pensando nisso que alunos de graduação produziram este vídeo, onde é explicado o mecanismo de ação do hormônio insulina no controle dos níveis glicêmicos em um indivíduo normal, e como ocorre o problema das altas taxas de açúcar no sangue de indivíduos portadores de DM1. O vídeo chama também a atenção para os principais sinais e sintomas associados a essa enfermidade.


PS: Para a produção deste vídeo os alunos partiram de um vídeo disponível no YouTube que apresentava algumas animações 3D sem áudio. Depois de conseguirem a autorização do autor (Diucênio Rangel, IBqM/UFRJ), eles fizeram várias edições sobre o vídeo inicial, criaram uma narração sincronizada com o novo vídeo, e adicionaram novas cenas. Confira e divulgue o resultado que eles obtiveram. Com certeza você vai adorar!


Versão completa do vídeo:



Versão resumida do vídeo (sem depoimentos):


Fiquem à vontade para entrarem em contato conosco pedindo novos temas de vídeos. 

Abraços!