terça-feira, 26 de abril de 2011

TPM - A Batalha dos Hormônios

A TPM (abreviação para a síndrome de Tensão Pré Menstrual) para muitas mulheres (e muitas vezes aqueles que estão perto delas…) corresponde a um momento extremamente delicado. Algumas mulheres que sofrem de TPM ficam com o humor tão alterado que podem chegar a ter sérios problemas em suas relações sociais, isso sem falar em prejuízos para sua saúde física e mental.

Alunas de enfermagem da UFBA se empenharam em fazer este vídeo, recheado de representações bem originais e bom humor para esclarecer o processo bioquímico que ocorre por trás desses dias “especiais” do mês das mulheres. Elas investigaram que a TPM é resultado de um desequilíbrio de hormônios sexuais femininos, que apesar de serem produzidos nos ovários, conseguem interferir na produção de moléculas que agem no cérebro. Que tal entender um pouco mais como isso acontece?

É importante que os homens assistam e aprendam que esse é um processo biológico, e não “frescura” feminina. Mas a mulherada também não pode botar a culpa de tudo na TPM né?



Quem quiser sugerir temas para outros vídeos, sinta-se a vontade!