segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Agora é sério!

Olá!


Resolvemos transformar esta história toda aqui em um projeto de nosso grupo de pesquisa em Educação e Difusão em Biociências!


Este projeto propõe unir a capacidade de comunicação dos alunos, através de uma linguagem mais simples, acessível e bem-humorada, com a sua capacidade criativa e maior facilidade de uso da Internet, para torná-los agentes de divulgação científica.


Os alunos serão acompanhados por professores e monitores na produção de vídeos sobre temas cotidianos relacionados à Bioquímica, como atividade de avaliação. Os vídeos produzidos serão editados e publicados em sites públicos (por enquanto aqui mesmo). Esperamos que este espaço sirva como uma interface entre a sociedade e a universidade, onde a comunidade usuária terá a oportunidade de fazer perguntas, dar opinião e solicitar temas para os próximos vídeos.


Aqueles que quiserem produzir seus próprios vídeos podem enviar para nós. Ao final de cada ano pretendemos organizar uma Mostra de Vídeos Educacionais em Ciências, onde todos os vídeos produzidos serão exibidos e os melhores premiados por um júri popular.


Serão realizadas ainda pesquisas científicas sobre a eficiência do uso do vídeo como ferramenta de ensino e divulgação científica para leigos e não-leigos, e sobre a atitude e percepção dos alunos quanto ao uso desta metodologia.

Estamos neste momento trabalhando para captar recursos para que o projeto possa acontecer. Já conseguimos bolsas para três estudantes trabalharem no projeto.


Vamos torcer para que as agências de fomento vejam com bons olhos esta iniciativa!


Abraços para todos!